15 de janeiro de 2018 à 12:51

Séniores - Resumo de Jogo: Tougues vs Aveleda FC

Nesta que foi a 15ª jornada do campeonato, o Aveleda FC deslocou-se até ao reduto do Tougues que tradicionalmente se tem revelado um adversário difícil nos últimos anos. Assim, em termos de modelo de jogo, o Tougues optava por sair a jogar logo desde a sua grande área, com um futebol mais apoiado de pé para pé e por sua vez o Aveleda FC optava por encurtar as suas linhas e manter-se mais organizado defensivamente, dando a iniciativa de jogo ao adversário. Esta estratégia por parte do Aveleda FC foi-se revelando eficaz, dado que o Tougues trocava bem a bola no seu meio-campo, mas vendo as linhas de passe fechadas ficava sem grandes opções a não ser esticar o seu jogo pelas laterais. Assim por volta dos 20 minutos num lance de contra-ataque após canto do Tougues, o guarda-redes Fivela lançou longo para Saúl que de primeira isola o seu colega de equipa João Cruz e este faz o 1-0 no marcador. Desse momento em diante o Aveleda FC dominou de forma mais clara o encontro e foi criando mais oportunidades de perigo perto da baliza contrária. Contudo, já perto do final da primeira parte num canto a favor do Tougues, após um cabeceamento defensivo para a zona do penalti, a bola sobra para um jogador do Tougues que encosta para o interior da baliza do Aveleda FC, fazendo o 1-1 no encontro.

A segunda parte começa com o Aveleda FC a tentar ir para cima do adversário e a impor um ritmo de jogo mais elevado. Assim, houve momentos de maior fulgor ofensivo e de algumas jogadas de perigo perto da baliza do Tougues. Contudo, a falta de eficácia que tem vindo a caraterizar a equipa aveledense não permitiu a conversão das oportunidades criadas. Por seu turno, o Tougues ia-se mantendo fiel ao seu modelo de jogo, mas desta vez mais atentos à hipótese de contra-ataque dado que o Aveleda FC estava mais balanceado ofensivamente. E assim foi, num lance metido em profundidade para um dos extremos do Tougues, o avançado foge à marcação e na zona do penalti finaliza de primeira, estabelecendo a reviravolta na partida (2-1). Após este golo, o Aveleda FC continuou focado no seu objetivo de ir atrás do resultado e após um livre convertido por Sílvio, Miguel Matos coloca a bola de cabeça no poste e na recarga Vítor Silva consegue restabelecer a igualdade na partida (2-2). Este resultado não era o pretendido pela equipa do Aveleda FC que continuou a tentar ir em busca da vitória, descurando alguns lances que por vezes resultavam em jogadas de perigo por parte do Tougues. Já a faltar menos de dez minutos para o final do encontro, num lance antecedido de canto a favor do Tougues, a bola é colocada ao segundo poste e de novo cruzada para o interior da área, onde no meio de uma série de ressaltos um jogador do Tougues consegue encostar para o interior da baliza defendida por Fivela e faz o 3-2 na partida.

Fazendo o resumo, foi um jogo bem disputado por ambas as equipas onde o ritmo e intensidade de jogo foram elevados, mas que para o lado do Aveleda FC era necessário ser mais agressivo defensivamente em determinados lances e mais eficaz noutros. Desta forma ficou clara a vontade de dar a volta ao jogo por parte do Aveleda FC,  que em determinada altura parecia que o ia fazer, mas faltou limar alguns pormenores para de facto o conseguirem. Em termos de classificação, o Aveleda FC partilha agora o 3º lugar com a equipa do Malta, tendo ambos 25 pontos, sendo que folga na próxima jornada do campeonato.