Entrevista a Ricardo Silva - Treinador Equipa Sénior

26 de janeiro de 2018 - 01:20

Esta semana, estivemos à conversa com Ricardo Silva, o treinador da equipa sénior do Aveleda FC, que esteve a analisar esta primeira volta do campeonato e a fazer a antevisão da próxima jornada com a equipa do Arcos. Mas mais perguntas foram feitas... Para saberem mais podem ler na integra toda a entrevista. Boas leituras futebolísticas!!!!

1. Como avalia esta primeira volta, apesar de ainda faltar um jogo ao Aveleda FC?

“A equipa, como é sabido, de um ano para o outro acabou por perder alguns jogadores importantes, embora haja agora miúdos novos com muito valor. Mas claro que a primeira volta fica um pouco aquém, porque acabámos por perder pontos em terrenos onde fizemos quase tudo para ganhar. Em alguns deles não tivemos a sorte do jogo e noutros a falta de eficácia. Acontece que com o falhar de oportunidades criadas, e alguns erros, os adversários foram mais eficazes. Embora esteja convencido que com o ganhar de traquejo destes jogadores novos junto da equipa, e talvez sermos mais agressivos com bola, vamos fazer uma segunda volta melhor que a primeira.”

2.  Já agora, qual é a antevisão para o último jogo da primeira volta com o Arcos?

“Vai ser um jogo semelhante aos que jogámos até aqui e aos que vamos jogar futuramente, ou seja, o método de trabalho ao longo da semana é no sentido de arrecadar os 3 pontos. Sabemos que é uma equipa difícil, com jogadores experientes neste campeonato e bem trabalhada, mas onde iremos fazer os possíveis para ganhar, realçando o facto de o jogo ser em casa.”

3.  Quais as melhores equipas do campeonato ou as que mais o estão a surpreender?

“Este campeonato tem sido surpreendente. Acho que as equipas estão mais equivalentes e isso nota-se pela pontuação aproximada de várias delas. Por exemplo, nós temos a equipa do Malta, Vila Chã e o Labruge também perto. Agora, a equipa do Rio Mau irá de certeza lutar para chegar ao fim em primeiro, tal como no ano passado. Mas na minha opinião, o principal destaque vai para a equipa do Touguinha, que é a equipa que melhor futebol joga e que se posiciona muito bem taticamente. E claro que não nos podemos esquecer que as equipas teoricamente mais acessíveis são as que mais surpresas têm criado, onde mesmo os adversários a meio ou no fim da tabela conseguem ir tirar pontos aos primeiros classificados.”

4.  Neste seguimento, quais são as expectativas para o resto do campeonato?

“Acho que todas as equipas, quando começa o campeonato, têm a aspiração de trabalhar para no fim serem o primeiro. A conclusão que tirámos desta primeira volta, é que para primeira posição já se torna difícil. Mas estou convencido que temos equipa e grupo para melhorar e que no final estaremos numa melhor classificação que a atual. E, se der, em primeiro porque nada é impossível.”

5.  Vem aí uma nova competição, a Taça do Concelho de Vila do Conde, quais são as suas ambições a este nível?

“É uma competição diferente e que sabemos que é a eliminar. Infelizmente, não tivemos muita sorte no sorteio, porque vamos ter de nos deslocar a um campo em que as condições do terreno são difíceis, com um tamanho mais reduzido e com uma equipa experiente (Arcos) e habituada a jogar naquelas condições. Sempre que vamos lá temos encontrado algumas dificuldades, mas iremos fazer de tudo para ganhar jogo após jogo. E o objetivo é tentar chegar à final. Depois de lá estar é como se costuma dizer: “As finais são para se ganhar!”. “

6.  Para quem não conhece tão bem o Campeonato de Vila do Conde, quais são os aspetos mais positivos que gostaria de realçar?

“Acho que o campeonato está melhor, ano após ano. A qualidade da organização, a qualidade de jogo das equipas, com jogadores que estão a aparecer e a tornar o futebol deste campeonato mais bonito de se ver, são aspetos que têm vindo a melhorar. Além disso, acho que a nível de treinadores, todos eles têm tentado trabalhar bem as suas equipas e melhorar. Também não nos podemos esquecer que a Associação de Futebol de Vila do Conde e a Câmara Municipal de Vila do Conde têm ajudado com estes novos protocolos e parcerias para a colocação de relvados sintéticos, que vai permitir um melhor nível da prática do futebol.

E acho, sem dúvida, que é um campeonato que cada vez mais se está a aproximar daqueles que fazem parte da Associação de Futebol do Porto, onde inclusive tem havido a troca de jogadores entre ambos os campeonatos e onde as equipas estarão mais próximas. É um dos campeonatos mais interessantes para se jogar.”

7.  Para terminar, são vários os anos em que já treina o Aveleda FC e onde também já foi jogador. Quais foram os momentos mais felizes aqui?

“Como jogador, infelizmente, nunca consegui ganhar nada. Tive sempre em equipas competitivas, mas acabávamos por chegar ao último terço da temporada e ter um pior desempenho. Como treinador, sem sombra de dúvida que já não posso dizer isso! Tive a felicidade de ganhar uma Taça do Concelho de Vila do Conde e a Taça da Federação Popular do Norte também. Esta última taça mais exigente e com deslocações mais complicadas em que não estamos tão acostumados, também pelo facto de serem ao sábado à tarde. Contudo, realço um jogo das meias-finais com o Vila Chã em que em casa deles conseguimos passar essa eliminatória e no qual fizemos um jogaço. O ano passado, em relação ao campeonato, acabámos por não o conseguir arrecadar e podemos dizer que o perdemos em nossa casa contra um adversário direto (Rio Mau), num jogo algo estranho, mas que não importa agora estar a discutir isso, e em que houve luta até quase ao final do campeonato. Mas futuramente gostaria de ganhar esse título!”