Aveleda Futebol Clube : site oficial do clube de futebol de Aveleda, Vila do Conde - footeo

17 de março de 2018 à 14:01

Entrevista a Filipe Silva - Médio Aveleda FC

1.Em termos de formação e clubes representados a nível sénior, como foi o seu percurso?

Desde já, venho agradecer esta oportunidade para exprimir um pouco sobre o meu percurso no futebol e também felicito o autor Edgar Silva. Começo o meu percurso no futebol na equipa dos Iniciados do Sport Club Castêlo da Maia, onde joguei 7 anos até aos juniores. No 1° ano de sénior, ingressei no Guilhabreu onde joguei alguns anos. Com o aproximar das responsabilidades matrimoniais parei um pouco de jogar a nível federado. Foi então que me convidaram para jogar numa equipa entre amigos chamado “Grupo Desportivo Fiascos”. Joguei lá aproximadamente 10 anos com esse grupo extraordinário de amigos de café!!

2.Como foi a sua vinda para o Aveleda? É um clube no qual se sente bem?

Fui convidado a treinar e depois jogar no Guilhabreu já por volta dos meus 35 anos num grupo de jovens e humildes jogadores. Mas foi então que com grande prazer um amigo - o Saúl - me telefona do telemóvel do meu familiar e amigo Joaquim Reis e me faz o convite para jogar, com o consentimento da equipa técnica liderada pelo senhor Ricardo Silva. Fui treinar com o grupo, que me acolheu da melhor maneira, e facilmente me integrei na equipa até à data com a grande ajuda e força do grupo.

3.Como recorda a época em que foram ganhas as taças?

A 1° época que joguei pelo Aveleda foi muito importante, uma fase importante para mim onde nunca tinha ganho nada no futebol!!! Em poucas palavras, é uma recordação para a vida!

4.Qual é o segredo para a longevidade, dado que com 42 anos ainda joga futebol e apresenta boas exibições?

Uma pergunta pertinente e oportuna visto que sou o mais velho a jogar na nossa jovem equipa. Respondo diretamente e só faço boas exibições graças à força mental do grupo e também a aposta da equipa técnica que me tem apoiado na máxima força.

5.Em termos de estilo de jogo, sente que há muitas diferenças entre o futebol de há 20 anos e o que é praticado atualmente?

O estilo de jogo implantado nesta era é completamente diferente de há 20 anos atrás. O futebol era mais musculado, muito agressivo e não havia tática do treino, a organização ofensiva e defensiva eram nulas. Com o crescimento da comunicação social na TV os planos técnicos e táticos foram aumentando e a formação começou a gerar grandes valores com jogadores e treinadores.

6.Como é conciliar a vida profissional, a família e o futebol?

A família é o ponto principal para que estejas bem, o apoio que me dão será sempre uma mais valia em todos os aspetos! O trabalho é importante financeiramente, mas também é importante o bem-estar da família. O futebol é bom para distrair, desfrutar, conviver e praticar algo que gostamos.

7.Por mais quanto tempo pensa jogar a nível sénior? Tem outras ambições em mente, como por exemplo ser treinador?

O tempo que irei jogar ainda não está definido. Mas sinceramente, não está na minha mente poder algum dia ser treinador.

8.Este campeonato vive um ambiente familiar. Como é defrontar familiares e amigos que estão do outro lado da "barricada"?

Quero apenas dizer que quando há jogos entre rivais no campo, mas familiares no sangue é bonito ver a união que o futebol pode trazer através do prazer da vitória.

9.Por fim, que antevisão faz do jogo com o Vairão e como acha que está a correr a época a nível pessoal?

O jogo com o Vairão será uma batalha dura, em que a força física e mental do nosso grupo vai ultrapassar com mais ou menos dificuldades o que surgir. Ao nível pessoal é uma época em que estou a jogar mais devido ás lesões dos meus colegas da mesma posição e também devido a outros jogadores que saíram do clube. Até ao momento está a ser uma época bastante positiva, dentro dos possíveis, do meu ponto de vista. Estou a tentar disfrutar todos os momentos em que tenho oportunidade. Aproveito também para deixar um enorme abraço a todos!